PSR apresenta resultados preliminares de estudo sobre efeitos da mudança climática para a geração hidrelétrica no Paraguai

A PSR apresentou, em fevereiro, em Assunção, no Paraguai, os resultados preliminares de estudo sobre efeitos da mudança climática nas vazões do Rio Paraná e medidas de adaptação de sistemas hidrelétricos do país vizinho, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com a participação ativa de várias instituições como o Ministério de Minas e Energia do Paraguai, a Administración Nacional de Electricidad (ANDE), Itaipu binacional, Yaciretá, universidades locais, entre outras. O estudo é coordenado pela PSR e executado em parceria com as empresas Esenerg (Paraguai) e Meteosim (Espanha).

A reunião contou com as participações, de forma presencial, do vice-ministro de Minas e Energia do Paraguai, Mauricio Bejarano, dos representantes do BID Manuel Fernandini Puga e Veronica Prado, e de José Vallejos, chefe da divisão de Estudos Energéticos da ANDE, além de Silvio Binato, expert em Estudos Internacionais da PSR, e diversos representantes de outras instituições interessadas nos resultados do estudo.

A importância do estudo se deve ao fato de que toda a produção de eletricidade do Paraguai é basicamente de origem hidrelétrica. Além de atender o sistema nacional, o país também exporta seu excedente hidrelétrico para o Brasil, através de Itaipu (binacional com 14 mil MW de capacidade), e para a Argentina, por meio da usina de Yaciretá (binacional com 3 mil MW de capacidade).

Segundo Silvio Binato, o estudo contempla uma visão de longo prazo, incluindo cenários de projeções para a demanda e oferta de energia no Paraguai até 2070. Para os estudos de projeção da oferta, foram desenvolvidos três casos: no primeiro não se considera os efeitos de mudança climática sobre as vazões, no segundo consideram-se efeitos moderados e o último caso considera efeitos de mudança climática mais extremos.

Para a realização dos estudos, foram utilizadas as ferramentas computacionais da PSR OPTGEN (expansão da geração) e SDDP (otimização do despacho eletroenergético a longo prazo).

A apresentação dos resultados finais do estudo está prevista para ocorrer em maio, também em Assunção, no Paraguai.

Pela PSR, além de Silvio Binato, participam do estudo Rafael Kelman, diretor executivo, Tainá Martins, especialista em Recursos Hídricos e Meio Ambiente, e Matheus Gonçalves, lead analyst em Estudos Internacionais.