PSR faz 35 anos!

PSR faz 35 anos!

header-35anos-sitenovo-2
30 de novembro de 2022

A PSR, empresa de consultoria e provedora de soluções analíticas para o mercado de energia global, comemora 35 anos neste novembro. A PSR tem uma equipe de 130 especialistas em energia, computação, engenharia, com dezenas de doutores e mestres, e atua em mais de setenta países de todos os continentes. Desde seu nascimento, a PSR se destaca pela inovação, foco em pesquisa, excelência técnica, integridade e pensamento analítico com rigor técnico.

A atuação da PSR é centrada no tripé de desenvolvimento de modelos computacionais, consultoria e inovação. A primeira “perna” do tripé, modelos, surgiu em 1987 na cozinha do apartamento de seu fundador, Mario Veiga, com o software de otimização energética SDDP sendo vendido para Nova Zelândia, Colômbia e o mercado regional da América Central. Além do SDDP, que continua sendo o “carro chefe”, a PSR conta atualmente com um portfólio de softwares líderes a nível mundial como NCP, OptFolio, OptGen, OptValue e HERA. Estes softwares são licenciados para mais de mil empresas no Brasil e exterior e executados no ambiente de computação em nuvem PSR Cloud. Um exemplo recente é a simulação energética da Costa Oeste dos Estados Unidos, onde a execução dos modelos é feita em trinta mil computadores no PSR Cloud.

 

A segunda “perna”, consultoria, começou em meados dos anos 1990. A PSR esteve presente em todos os marcos relevantes do setor elétrico nacional, como a assessoria à Presidência da República na gestão do racionamento de energia do país em 2001, assessoria ao governo no desenho de contratação por licitações em 2004, amplo apoio aos investidores em privatizações e decisões de investimento, apoio a financiadores de projetos de geração, transmissão e distribuição e, mais recentemente, estudos estratégicos de descarbonização e impacto de mudanças climáticas. Esta mesma dinâmica de consultoria se repetiu no exterior, onde a PSR atua em dezenas de países nas Américas, Europa e Ásia.

 

A terceira “perna”, inovação, é o esteio das atividades anteriores. As publicações científicas da PSR têm mais de 9 mil citações na literatura internacional, um padrão equivalente às melhores universidades mundiais. Esta contribuição foi reconhecida com a eleição de Mario Veiga para a US National Academy of Engineering e Academia Brasileira de Ciências e os títulos de Fellow do IEEE concedidos tanto para ele como para Luiz Barroso, atual diretor presidente, que também recebeu do IEEE o prêmio Outstanding Young Engineer. Adicionalmente, mais de 50 teses de doutorado e mestrado foram desenvolvidas dentro da empresa, em coorientação com as melhores universidades. Um exemplo recente de inovação da PSR é o software ToQUBO para otimização de sistemas de energia com computação quântica desenvolvido conjuntamente com o Laboratório de Computação Quântica da agência espacial NASA. Este ambiente desafiador e colaborativo é um atrator de novos talentos: a idade mediana da equipe da PSR é de apenas 28 anos, comparável à de startups “tech”.

 

Além de Mario Veiga e Luiz Barroso, a direção executiva da PSR é composta por Raphael Chabar e Rafael Kelman, ambos doutores em engenharia e com grande reputação técnica em suas áreas de atuação. Há dois anos a PSR deu um importante passo para seu crescimento futuro ao firmar uma parceria estratégica com o Banco BTG pactual. Isto vem permitindo a ampliação das atividades da empresa em infraestrutura, e nas áreas de inovação, transição energética, além de aumentar sua presença no mercado global de energia, mantendo sua independência técnica e de pensamento.

 

“Nosso maior orgulho desses 35 anos é a formação das pessoas. É um privilégio ter convivido, aprendido, trabalhado junto e acompanhado o desenvolvimento profissional de cada um dos colaboradores dessa equipe incrível. Muitos entraram no estágio e hoje são doutores, reconhecidos no setor de energia, requisitados em grandes eventos nacionais e internacionais. É o caso dos diretores Luiz Barroso, Raphael Chabar e Rafael Kelman, que começaram como estagiários há mais de 20 anos.” diz Mario Veiga.

A PSR está pronta para os próximos 35 anos, pesquisando e capacitando a equipe em novos temas como o nexo entre agronegócio, água e energia; transição energética e geopolítica; novas tecnologias ligadas à economia descarbonizada; digitalização e descentralização do setor de distribuição; e integração de informações de satélites e Deep Reinforcement Learning na tomada de decisões de investimento e operação de sistemas de energia. E, simultaneamente, preservando nossa visão original de transformar ideias e métodos em algoritmos, produtos e serviços que beneficiem nossos clientes e, sobretudo, a sociedade.

Sobre a PSR

A PSR é uma provedora global de metodologias inovadoras e ferramentas analíticas para otimização do planejamento, operação e gestão de riscos em sistemas energéticos e de estudos de consultoria econômicos, financeiros e regulatórios. Atua em mais de setenta países das Américas, Europa, Ásia-Pacífico e África. Seus clientes são investidores em eletricidade e gás; reguladores e outras agências governamentais; centros de operação; bancos e agências multilaterais de desenvolvimento como o Banco Mundial, IFC e BID; e organizações ambientais, dentre muitos outros.