Energy Report de Novembro está disponível

Energy Report de Novembro está disponível

header-sitenovo-er-nov-23
6 de dezembro de 2023

Este Editorial identifica possíveis elementos de uma agenda técnica (tecnologias, metodologias e critérios) e regulatória que permita que o setor de distribuição aprimore o enfrentamento de eventos climáticos extremos, mitigando a severidade das interrupções de suprimento.

Excepcionalmente este mês não teremos a seção Regulatório, que dará lugar à seção Jurídico.

Neste mês os convidados Alexandre Abby e Marcelo Levitinas, sócios da área de Resolução de Disputas do Graça Couto Advogados, trazem um artigo discutindo questões relacionadas às alterações promovidas na convenção de arbitragem da CCEE.

Na seção de Recursos Hídricos avaliamos a questão das restrições operativas que engessam a operação hidrelétrica e o que pode ser feito a respeito.

Na seção ESG, investigamos o descompasso entre retóricas climáticas e a produção de fósseis, que põem em xeque a validade das estratégias de transição.

Na seção Internacional deste mês apresentamos os pontos chave da política energética proposta por Javier Milei, novo presidente da Argentina, e fazemos um paralelo com o recente estudo de transição energética realizado pela PSR para o governo do país.

Na seção Inovação analisamos o que poderia ser o algoritmo Q* da Open AI, que segundo rumores teria alcançado o nível de Artificial General Intelligence (AGI) e sido a causa da demissão do Sam Altman.

A seção Análise Estrutural do Suprimento apresenta o balanço atualizado de demanda e oferta estrutural de energia para os próximos anos e o nosso tradicional atrasômetro.

Para mais informações, acesse Energy Report.