Energy Report de Outubro está disponível

Energy Report de Outubro está disponível

header-sitenovo-er-out-23
3 de novembro de 2023

Partindo da análise do aumento dos CMOs em setembro, o Editorial mostra que ONS dispõe de recursos hidrelétricos bem mais restritos do que se imaginava; e que pode haver novos acionamentos nos próximos meses, com custos significativos para os consumidores.

Na seção Regulatório deste mês, discutimos a Tomada de Subsídios nº18/2023, por meio da qual a ANEEL busca identificar se novos modelos de negócio que exploram o arranjo de geração remota com Micro e Mini Geração Distribuída (MMGD) estão indo contra a diretriz da Lei nº 14.300/2022 e se serão necessários aprimoramentos regulatórios em decorrência dessa investigação.

Na seção Recursos Hídricos, analisamos uma série de relatórios do governo americano sobre a importância das hidrelétricas convencionais e reversíveis para a descarbonização no país.

A seção ESG aborda a tecnologia de Captura Direta do Ar (DAC), os principais players envolvidos e o potencial papel que ela terá na descarbonização global.

Na seção internacional, analisamos os impactos do atual fenômeno El Niño no atendimento energético de países sulamericanos.

Excepcionalmente, não teremos a seção Inovação neste Energy Report.

A seção Análise Estrutural do Suprimento apresenta o balanço atualizado de demanda e oferta estrutural de energia para os próximos anos e o nosso tradicional atrasômetro.

Para mais informações, acesse Energy Report.