PSR anuncia o lançamento mundial do NCP 5.26

PSR anuncia o lançamento mundial do NCP 5.26

ncp_5-26_rdm
15 de julho de 2022

A PSR acaba de lançar oficialmente a versão 5.26 do NCP, seu modelo de despacho ótimo de curto prazo, geralmente aplicado na programação de despacho diário ou semanal com o objetivo de minimizar custos ou maximizar receitas de vendas ao mercado (estratégia de despacho de maximização de lucros em mercados competitivos). O NCP é uma referência mundial e tem sido utilizado em mais de 40 empresas e operadores em todo o mundo.

Os Serviços Auxiliares de Controle de Frequência Multiobjetivo (Frequency Control Ancillary Services – FCAS, em inglês) foram incorporados nesta versão, envolvendo a contingência do maior gerador, inércia do sistema, fluxos em interconexões, limites absolutos e qualquer combinação de requisitos entre estes. Outro recurso que merece destaque é a nossa nova API que facilita a automação da entrada de dados e o controle em tempo real do fluxo de execução.

O engenheiro da PSR André Dias explica: “A nova API estabelece a comunicação entre aplicações externas e o NCP, permitindo assim atualizações em tempo real e gerenciamento de execução de casos simultâneos e/ou configurações diferentes do caso base. Isso é especialmente útil para análises de re-despacho e negociações em mercados intra-diários”.

Uma descrição completa de todas as funcionalidades disponíveis nesta versão se encontra aqui: http://psr-energy.com/software/ncp-5.26.html. Confira!