PSR anuncia o lançamento mundial do OPTGEN 8.0

PSR anuncia o lançamento mundial do OPTGEN 8.0

resize-2
12 de julho de 2022

A PSR acaba de lançar oficialmente o OptGen 8.0, seu modelo de planejamento da expansão. O OptGen é referência global e tem sido utilizado por ministérios, agências de regulação, departamentos de planejamento de empresas públicas e players privados ao redor do mundo. No Brasil o modelo é licenciado para a Empresa de Planejamento Energético (EPE).

O principal objetivo do OptGen é apoiar os países em todo o mundo a realizar o planejamento energético integrado de forma sistemática, especialmente para um futuro energético mais limpo, acessível, flexível e resiliente. Nesse contexto, a palavra resiliência vem chamando bastante atenção, pois ela consiste na capacidade do sistema em atenuar o impacto de eventos muito severos e de acelerar a recuperação das condições operativas normais.

Neste sentido, a principal funcionalidade desta nova versão é a incorporação de resiliência no planejamento da expansão. Essa opção utiliza cenários extremos informados pelo usuário e tem como objetivo assegurar a continuidade de suprimento supondo a ocorrência de cada cenário: secas e temperaturas muito severas devido à mudança climática; redução prolongada na geração renovável; interrupções na importação de combustível; saída prolongada de grandes troncos de geração etc.

A engenheira da PSR Fernanda Thomé explica: “OptGen permite a co-otimização da soma dos custos de investimento e o valor esperado do custo operativo representando tanto os aspectos probabilísticos como os extremos de maneira integrada”.

Outras funcionalidades que merecem destaque são: (i) novos projetos candidatos: termossolares (CSPs) e processos de hidrogênio e eletrificação; (ii) novo dashboard do plano de expansão: bastante informativo, incluindo resultados de investimento e de operação; e (iii) integração completa com o NetPlan 4.0 para estudos detalhados de planejamento da expansão da transmissão.

Uma descrição completa de todas as funcionalidades disponíveis nesta versão se encontra em: http://psr-energy.com/software/optgen-8.0.html. Confira!