Workshop “Towards 100% Renewable Energy Paths: A Research Roadmap”

Workshop “Towards 100% Renewable Energy Paths: A Research Roadmap”

banner
24 de maio de 2019

Nos dias 14 e 15 de maio de 2019 aconteceu em Denver o workshop “Towards 100% Renewable Energy Paths: A Research Roadmap”.

O evento foi organizado pelo Energy System Integration Group (ESIG) e teve como objetivo estabelecer um Roadmap de pesquisa para atingirmos um sistema elétrico 100% renovável em 2040-2050.

Sessenta especialistas foram convidados para o evento para que pudessem contribuir com o tema, dentre eles, Bernardo Bezerra esteve presente representando a PSR.

Os especialistas foram divididos em cinco tracks: Adequacy; Volts and Amps; Distribution Systems, Microgrids and Customers; Flexibility, Operations and Balancing; e Markets.

Na primeira manhã do evento aconteceram painéis no intuito criar contexto a todos os participantes e o restante do evento foi dividido em três sessões com o objetivo de: (i) identificar os principais desafios de cada área; (ii) identificar os tópicos de pesquisa e (iii) identificar os elementos de pesquisa. As três sessões tiveram um total de 8 horas de discussões.

Bernardo ainda destaca que as principais mensagens extraídas do evento foram: (i) como operar um sistema apenas com inversores; (ii) importância do papel da demanda; (ii) desafios para formação de preços em um mundo com 100% de recursos com custo marginal zero e (iii) a importância de definir quais são os produtos e serviços necessários em um mundo 100%