Lançamento oficial do modelo HERA no Rio de Janeiro

Software – 03.06.2019

Na quarta-feira, dia 29 de maio, aconteceu no Teatro Maison de France no Rio de Janeiro, o lançamento do modelo HERA.

Desenvolvido em parceria pelas empresas EDF Norte Fluminense e a PSR no âmbito do Programa de P&D da ANEEL, o HERA é um sistema de apoio à decisão sobre estudos de inventários hidrelétricos. Além da dimensão técnico-econômica o HERA busca opções com mínimos impactos sociais e ambientais, e ainda incorpora um módulo sobre Avaliação Ambiental Integrada e outro que aplica a metodologia “Blueprint for Conservation”, utilizada pela The Nature Conservancy globalmente. Uma terceira integração do software, desta vez no âmbito da Engenharia, é a geração de layouts de projetos selecionados e visualização 3D das estruturas.

Durante o lançamento, ocorreram rápidas simulações do uso da ferramenta apresentadas por Fabio Steiner (EDF), Rafael Kelman, Tarcísio Castro, André Granville, Tainá Martins, Rodolpho Albuquerque, Marcelo Metello e Felipe Cruz que fazem parte da equipe desenvolvedora do modelo.

"O Hera é uma ferramenta totalmente alinhada com o conceito de minimizar os impactos socioambientais e maximizar os benefícios que as hidrelétricas trazem." - descreveu Tainá Martins durante sua apresentação. O HERA recebeu o prêmio internacional de inovação da Engie, foi finalista do prêmio "Energy and Innovation Awards 2019" e já foi utilizado na Colômbia, México e Gabão, em parceria com a ONG The Nature Conservancy (TNC). O modelo encontra-se disponível para download no site da PSR, clique no link para visualizar: https://www.psr-inc.com/softwares/?current=p7065