PSR inicia projeto no Gabão em cooperação com The Nature Conservancy

Estudos – 20.08.2020

A PSR em cooperação com The Nature Conservancy (TNC) está iniciando projeto para minimizar os impactos ambientais de hidrelétricas planejadas nas principais bacias hidrográficas do Gabão, um país da costa oeste africana. A preocupação com os impactos das usinas na rica biodiversidade local é motivada pelos interesses deste país de aumentar a confiabilidade do suprimento de eletricidade.

Os aspectos econômicos e ambientais serão avaliados segundo abordagem "Hydro by Design" (HbD) adotada pela TNC. Envolve análises técnicas e uma discussão transparente das alternativas entre as partes interessadas. A PSR desenvolveu uma plataforma digital integrada ao modelo HERA para apoiar estas atividades. Estas ferramentas podem ser úteis nos chamados inventários hidrelétricos participativos, que vem sendo promovidos pela ANEEL e por secretarias de meio-ambiente de diversos estados do Brasil.

A Fase I desse projeto se concentrará na revisão e identificação de potenciais locais para aproveitamentos hidrelétricos, visando minimizar impactos ambientais desde as etapas iniciais do planejamento de bacias hidrográficas.