Mario Veiga é eleito para a National Academy of Engineering dos Estados Unidos

Institucional – 10.02.2021

Rio de Janeiro, 09 de Fevereiro de 2021 - A PSR tem orgulho de anunciar que Mario Veiga, nosso fundador e atual Chief Innovation Officer, acaba de ser eleito para a National Academy of Engineering (NAE) dos Estados Unidos. A NAE e as Academias Nacionais de Medicina e Ciências formam o núcleo do sistema de pesquisa e ensino norte-americano. Elas foram criadas ao longo do tempo com base em um Ato do Congresso assinado pelo presidente Lincoln em 1863. A eleição para a NAE é uma das maiores honrarias na área de engenharia, pois reconhece contribuições pioneiras a nível mundial. A Academia tem atualmente 2.355 membros, dos quais somente cinco são brasileiros. Mario Veiga também é membro eleito da Academia Brasileira de Ciências; da Academia Nacional de Engenharia; Fellow do Institute of Electrical and Electronic Engineeers (IEEE); e recebeu a Medalha Presidencial do Rio Branco e a Medalha do Mérito Científico por contribuições à ciência, tecnologia e engenharia no Brasil e no exterior. Ele é graduado em engenharia elétrica e tem mestrado e doutorado em engenharia de sistemas e computação, todos obtidos em instituições brasileiras.

Para José Luiz Alquéres, ex-presidente da Eletrobrás e Vice Presidente do World Energy Council, “A NAE acolher Mario Veiga é de plena justiça pela enorme contribuição que ele deu ao progresso da engenharia, do planejamento e da melhoria da tomada de decisão no setor elétrico no Brasil e no exterior, a isso somando sua liderança na formação dos mais qualificados profissionais”. Jerson Kelman, professor da COPPE-UFRJ, ex-diretor geral da Agência Nacional de Águas (ANA) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), comenta: “Mario Veiga é alguns anos mais novo do que eu. Apesar disso, foi com ele que aprendi o que de mais relevante sei sobre o setor elétrico. Grande parte do que mundialmente se utiliza para modelar sistemas complexos se deve às suas contribuições. A merecida homenagem da NAE enche de orgulho a todos nós, engenheiros brasileiros”.

Para Luiz Barroso, CEO da PSR, “O Mario sempre ultrapassou as fronteiras da modelagem analítica, com muita dedicação, humildade e visão estratégica. Suas inúmeras contribuições em planejamento e operação de sistemas elétricos beneficiam o Brasil e muitas dezenas de países há décadas. Para os quase cem profissionais da PSR que ele formou e diariamente aconselha e orienta, este reconhecimento é um orgulho e uma fonte de inspiração.”

A lista com os nomeados para a NAE pode ser acessada neste link.

Parabéns Mario Veiga!