PSR vence concorrência internacional apoiada pelo PNUD para fornecer suas ferramentas de planejamento ótimo de expansão para a Tunísia

Mundo – 27.08.2020

A Tunísia adotou desde 2014 uma política energética de transição que visa atingir uma parcela de Energia Renovável (ER) na produção de eletricidade em 30% até 2030. Para isso, a Tunísia estabeleceu uma estrutura regulatória para promover investimentos maciços em ER. O grande desafio que todas as partes públicas e privadas interessadas enfrentam é como otimizar e acelerar esse processo.

Para esse efeito, e no âmbito do fortalecimento das capacidades da STEG (Companhia Tunisina de Eletricidade e Gás) para atingir esse objetivo, o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), com o apoio do Ministério Tunisiano de Energia, Minas e Energias Renováveis e da Agência Nacional de Gerenciamento de Energia organizaram um edital com o objetivo de adquirir software de planejamento de expansão com foco na integração de fontes de energia renovável em nome da STEG.

Ao vencer esse processo internacional de compra, a PSR fornecerá, junto com treinamento, suas ferramentas de planejamento ótimo de expansão de geração e transmissão e de operação a médio e longo prazos (OPTGEN & SDDP) para a equipe da STEG.

Este é um importante esforço de transição da matriz energética da Tunísia, apoiado pelas Nações Unidas, e a PSR fica honrada em ter sido escolhida para esta oportunidade de parceria para o desenvolvimento do sistema Tunisiano.