Energy Report de Abril está disponível

Publicação – 04.05.2021

Neste editorial analisamos possível ameaça à participação de repontenciação, modernização e ampliação de usinas hidrelétricas existentes no anunciado leilão de reserva de potência, adequações à regulação vigente e os benefícios econômicos esperados, caso possam participar dos certames.

Na seção regulatória comentamos sobre as ações da ANEEL para mitigar os impactos nas Tarifas de Fornecimento e outros temas relevantes que tiveram movimentação no mês.

Na seção de recursos hídricos e meio ambiente discutimos o caso da hidrelétrica de Belo Monte, que desde o início de seu licenciamento ambiental tem sido uma obra polêmica, notadamente por desviar as águas do rio Xingu por canais e reservatórios até uma casa de força para a produção de energia.

A seção internacional apresenta o funcionamento do Mercado Comum de Energia Europeu, composto por um Mercado do Dia Seguinte e um Mercado Intradiário. A criação desse mercado comum é um grande sucesso de coordenação entre operadores e reguladores dos diferentes países, e serve como referência para possíveis aplicações em demais regiões, como por exemplo na América Latina.

Na seção de inovação comentamos sobre a atividade de mineração de criptomoedas, usada para garantir a integridade das informações no registro digital descentralizado conhecido como “blockchain”.

Esta edição também apresenta o balanço atualizado de demanda e oferta estrutural de energia para os próximos anos, incluindo nosso tradicional atrasômetro.

Para mais informações, acesse Energy Report.