Energy Report de Agosto está disponível

Publicação – 06.09.2019

Neste editorial, discutimos de forma abrangente a proposta do MME de abertura parcial do mercado brasileiro a ser efetuada até o ano 2022, mostrando as questões que motivaram a contribuição da PSR à Consulta Pública.

Na seção regulatória deste mês comentamos sobre (i) a Consulta Pública nº 76/2019 e a figura do comercializador varejista e (ii) a flexibilização da ANEEL para o limite de venda de energia no MVE para algumas distribuidoras.

Na seção de Recursos Hídricos e Meio Ambiente analisamos a situação da linha de transmissão Manaus-Boa Vista, que interconectaria a capital de Boavista ao restante do SIN, mas que teve seu licenciamento interrompido pelo Ministério Público.

Na seção internacional analisamos o projeto de resolução da Colômbia que determina uma contratação mínima de 10% de energias renováveis pelas comercializadoras reguladas, e um mecanismo adicional no leilão renovável que resultará em contratação involuntária para atingir este objetivo.

Esta edição também apresenta o balanço atualizado de demanda e oferta estrutural de energia para os próximos anos, incluindo nosso tradicional atrasômetro.

Para mais informações, acesse Energy Report.