Energy Report de Fevereiro está disponível

Publicação – 01.03.2020

Neste editorial, apresentamos uma análise das recomendações apresentadas no Foco 1 da Missão de Transformação Energética colombiana, que em particular tratou de aperfeiçoamentos no mercado atacadista de energia através dois temas chave: (i) preços nodais no mercado de curto prazo e (ii) mecanismo para assegurar a adequabilidade de suprimento. Para cada um destes temas, discutiremos as propostas levantadas, como se adequam à realidade Colombiana atual, e em que medida questionamentos ou propostas regulatórias similares podem ser desejáveis para o Brasil.

Na seção regulatória comentamos sobre a revisão de garantia física para usinas solares e sobre outros temas relevantes que tiveram movimentação no mês.

Na seção de recursos hídricos e meio ambiente comentamos sobre atual crise da água do Estado do Rio de Janeiro.

Na seção internacional discutimos o recente “sobe-e-desce” no preço de referência do lastro de potência no México.

Na seção de inovação, abordamos o seguinte tema: como saber se um evento extremo (seca, chuva etc.) foi causado pela mudança climática?

Esta edição também apresenta o balanço atualizado de demanda e oferta estrutural de energia para os próximos anos, incluindo nosso tradicional atrasômetro.

Para mais informações, acesse Energy Report.