Energy Report de Janeiro está disponível

Publicação – 03.02.2022

Este editorial aborda os temas que, na visão da PSR, deveriam constituir o núcleo de uma agenda setorial do Setor Elétrico Brasileiro para 2022.

Na seção regulatória comentamos sobre a revisão da Resolução Normativa nº 697/2015 sobre serviços ancilares, além de outros temas relevantes que tiveram movimentação no mês.

Na seção de recursos hídricos e meio ambiente discutimos as necessidades do Brasil frente às mudanças climáticas e à acentuação de eventos extremos: de um lado, estiagens mais severas e a recente crise hídrica; do outro, o período de chuvas que trouxe inundações em diversos estados brasileiros.

A seção internacional deste mês aborda, de forma resumida, a atual crise de suprimento de gás envolvendo a União Europeia e a Rússia, assim como as alternativas estudadas para o abastecimento europeu em caso de corte no suprimento russo.

Na seção de inovação comentamos sobre uma nova tecnologia que pode contribuir para a escalabilidade da resposta da demanda inspirada em “pacotes” de energia que enviam sinais em tempo real aos consumidores de maneira a ajustar oferta e demanda.

Esta edição também apresenta o balanço atualizado de demanda e oferta estrutural de energia para os próximos anos, incluindo nosso tradicional atrasômetro.

Para mais informações, acesse Energy Report.