Energy Report de Maio está disponível

Publicação – 01.06.2022

O Editorial trata dos recentes reajustes nas tarifas, analisando suas causas conjunturais, bem como os problemas que oneram estruturalmente as tarifas do país. Além disso, avalia medidas capazes de evitar que este cenário recrudesça no futuro e, até mesmo, de reduzir as distorções atuais, na busca por um setor elétrico mais sustentável e mais bem preparado para a transição energética.

A seção regulatória endereça os desdobramentos do Procedimento de Contratação Simplificada (PCS), bem como outros temas importantes que tiveram movimentação no mês de maio.

Na seção de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, abordamos os desafios decorrentes da realização e, sobretudo, sustentabilidade de medidas de responsabilidade social.

Na seção internacional, tratamos da vertiginosa alta das tarifas de energia elétrica no Reino Unido e do pacote do governo britânico para contê-la, que inclui um “windfall tax”.

Na seção de inovação, comentamos sobre os avanços tecnológicos obtidos em placas termofotovoltaicas (TPV), que podem constituir uma eficiente opção de geração termelétrica.

Esta edição também apresenta o balanço atualizado de demanda e oferta estrutural de energia para os próximos anos, incluindo nosso tradicional atrasômetro.

Para mais informações, acesse Energy Report.