Energy Report de Setembro está disponível

Publicação – 10.10.2019

Neste editorial, a PSR discute o tema “separação entre lastro e energia” abordando suas questões essenciais: o que é a separação, porque é importante separar e como fazer para separar, a fim de contribuir para a consulta pública do MME que está em andamento e buscar o entendimento de que o caminho a ser trilhado deve ser o resultado de uma escolha consciente, que tenha como meta assegurar no futuro um Setor Elétrico que seja sempre eficiente e sustentável.

Na seção regulatória deste mês abordamos os seguintes temas (i) edital e sistemática do Leilão A-6 de 2019 (que foram aprovados); (ii) edital e sistemática dos leilões A-1 e A-2 de 2019; e (iii) agenda regulatória da ANEEL do próximo biênio 2020-2021.

Na seção de Recursos Hídricos e Meio Ambiente comentamos sobre um estudo que está sendo realizado pela PSR em parceria com o Instituto Escolhas para investigar o tema “Água como insumo para o setor elétrico”. O estudo é focado em duas bacias hidrográficas brasileiras, São Francisco e Jaguaribe, que têm apresentado conflitos entre a geração elétrica e os outros usos da água.

Excepcionalmente, não haverá seção Internacional nesta edição do Energy Report.

Esta edição também apresenta o balanço atualizado de demanda e oferta estrutural de energia para os próximos anos, incluindo nosso tradicional atrasômetro.

Para mais informações, acesse Energy Report.