Edição 104 • Agosto 2015

O mistério do desaparecimento dos reservatórios das hidrelétricas

OPINIÃO

Nesta seção analisamos as razões para a “demonização” dos reservatórios e mostramos que o potencial de capacidade de armazenamento em novos projetos foi subestimado porque os estudos de inventários eliminavam a priori este tipo de usina. Finalmente, mostramos que novos recursos computacionais e metodológicos permitem revisitar os inventários com agilidade e custos reduzidos.

REGULATÓRIO

Nesta seção tratamos de: (1) bandeirômetro tarifário; (2) a segunda parte da MP nº 688; (3) leilão das usinas hidroelétricas; (4) revisão das garantias físicas das usinas eólicas; (5) implementação de liminares relativas à CDE; (6) menos uma distorção no cálculo do PLD; (7) diretrizes para o leilão A-1 de 2015; e (8) sistemática para o 2º leilão de energia de reserva de 2015.

RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE

O tema principal analisado nesta edição é a cobrança pelos usos da água e a qualidade ambiental das bacias hidrográficas. Adicionalmente, comentamos a (não) licença ambiental de Belo Monte.

SUPRIMENTO

Nesta seção, apresentamos análises atualizadas de segurança de suprimento.

Baixar
Publicado eletronicamente desde 2006, o Energy Report é um boletim mensal desenvolvido pela PSR cujo principal objetivo é apresentar uma análise detalhada e atual de temas regulatórios, jurídicos, recursos hídricos e meio ambiente e de suprimento do setor de energia elétrica do Brasil.