Apresentação disponível somente para usuarios. Cadastre-se gratuitamente.

Baixar


Apresentação disponível somente para usuarios. Cadastre-se gratuitamente.

Baixar


O objetivo do software Genesys é avaliar o desempenho operacional e fornecer confiabilidade de sistemas de energia grandes e complexos. Isso é obtido por meio de uma replicação muito detalhada da operação real do sistema: cada simulação começa com planejamento anual, continua com agendamento de uma semana e um dia, e termina com a operação real ("true up") para a primeira hora do ano. A simulação então avança para a próxima hora, com previsões atualizadas, e o processo de decisão é repetido do longo ao curto prazo para produzir a segunda hora “true up”; e assim por diante para as 8760 horas do ano. As execuções de simulação são realizadas por vários milhares de cenários. O processo de simulação estocástica da Genesys requer a solução de mais de cem milhões de problemas de programação inteira mista (MIP) em larga escala em cerca de 6 horas. Isto foi conseguido através de uma combinação de construção eficiente e solução de MIPs; processamento distribuído (16 mil núcleos); e comunicação com outras camadas de software. A aplicação será exemplificada com um estudo de caso real do Sistema Pacífico Noroeste dos EUA.

Apresentação disponível somente para usuarios. Cadastre-se gratuitamente.

Baixar


Este trabalho apresenta uma metodologia para incorporar restrições de confiabilidade no problema de planejamento de expansão de sistemas de potência. Além de LOLP e EPNS, tradicionalmente utilizados em sistemas de potência, este trabalho propõe a utilização das medidas de risco VaR (Value-at-Risk) e CVaR (Conditional Value-at-Risk), amplamente utilizadas no mercados financeiros. A consideração explícita das restrições de confiabilidade no problema de planejamento pode ser uma tarefa extremamente difícil e, para minimizar o esforço computacional, este trabalho aplica a técnica de decomposição de Benders dividindo o problema de planejamento de expansão em um problema de investimento e dois subproblemas para avaliar o custo de operação do sistema e índice de confiabilidade. O subproblema de operação é resolvido por Programação Dinâmica Estocástica Dupla (SDDP) e pelo subproblema de confiabilidade por Simulação de Monte Carlo. A metodologia proposta é aplicada ao problema real do planejamento da expansão do sistema de potência boliviano.

Apresentação disponível somente para usuarios. Cadastre-se gratuitamente.

Baixar


O diretor técnico da PSR Bernardo Bezerra apesentou "As perspectivas do setor elétrico brasileiro" na abertura do IEEE PES Transmission and Distribution Conference and Exhibition - Latin America, que ocorreu em 18 de setembro de 2018 no Peru.

Apresentação disponível somente para usuarios. Cadastre-se gratuitamente.

Baixar


PSR apresenta o Sistema HERA de apoio à decisão sobre seleção de inventários hidrelétricos em Workshop promovido pela Aneel O Sistema HERA, desenvolvido pela PSR com apoio de um P&D da EDF do Brasil foi o tema central da parte da manhã do evento 1º Workshop para Inventários Hidrelétricos Participativos, promovido pela ANEEL no dia 20 de setembro de 2018. (http://www.aneel.gov.br/sala-de-imprensa/-/asset_publisher/zXQREz8EVlZ6/content/id/17392249) O HERA recebeu o prêmio internacional de inovação da Engie e ja foi utilizado na Colômbia, México e Gabão, em parceria com a ONG The Nature Conservancy (TNC). O evento teve a participação de cerca de cem pessoas, incluindo representantes das agências de meio ambiente, planejamento, operação, investidores e acadêmicos, e foi transmitido pela internet. A equipe da PSR na apresentação foi composta do diretor da PSR Rafael Kelman, coordenador do projeto, e dos engenheiros André Granville, Marcelo Metello, Luiz Rodolpho Albuquerque e Tarcísio Castro. O Link para o workshop está abaixo. O trecho relativo ao HERA começa em 1 hora e 45 minutos do video: https://www.youtube.com/watch?v=HdiKh78ciZ0&feature=youtu.be

Apresentação disponível somente para usuarios. Cadastre-se gratuitamente.

Baixar