Autores
R. C. Perez* (PSR); S. Binato (PSR); L. Okamura (PSR); D. Bayma (PSR); I. Carvalho (PSR); W. S. Morais (PSR)

Resumo
O objetivo deste trabalho é apresentar (i) uma metodologia para determinar o plano ótimo de expansão de geração e transmissão para cada país e (ii) uma proposta de avaliação dos benefícios alcançados com interconexões regionais. Os resultados da aplicação dessas metodologias propostas neste trabalho são ilustrados com um estudo de caso considerando as interconexões que envolvem os sistemas SINEA e Cone Sul, que faz parte de um estudo recente de interconexão sul-americana, patrocinado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O estudo inclui nove países (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai) com uma área semelhante à da União Européia ou dos Estados Unidos.

Informações adicionais

Documento disponível somente em espanhol. Para mais informações, entre em contato diretamente com o autor ou escreva para a PSR (psr@psr-inc.com).

Artigo disponível somente para usuarios. Cadastre-se gratuitamente.

Baixar


Autores
W. S. Morais* (PSR); R. C. Perez (PSR); A. Soares(PSR)

Resumo
Com o aumento da participação de fontes renováveis não convencionais em sistemas elétricos, surge a necessidade de planejar a expansão considerando as características inerentes a estas fontes, como a intermitência e a estocasticidade de seu despacho. Este trabalho propõe a utilização de um modelo de otimização que visa minimizar o custo associado à expansão com uma abordagem probabilística e discretização horária, capaz de capturar tanto a incerteza quanto a intermitência característica de tecnologias renováveis como a eólica e solar fotovoltaica (SFV). O processo de otimização também considera a modelagem de um requisito de reserva que contempla o efeito da intermitência e preserva a confiabilidade do sistema. Finalmente, é apresentado um estudo de caso da expansão de um sistema elétrico real, o sistema elétrico mexicano, e os resultados obtidos com a aplicação da metodologia proposta.

Informações adicionais

Documento disponível somente em espanhol. Para mais informações, entre em contato diretamente com o autor ou escreva para a PSR (psr@psr-inc.com).

Artigo disponível somente para usuarios. Cadastre-se gratuitamente.

Baixar


Autores
Mateus A. Cavaliere (PSR), Sergio Granville (PSR), Gerson C. Oliveira (PSR), Mario V.F. Pereira (PSR)

Resumo
Nesse trabalho é apresentada uma metodologia para projeções de preços de contratos a termo (forward) de energia elétrica baseada em conceitos de equilíbrio de mercado e otimização do bem-estar social. Na metodologia as curvas de oferta e demanda para contratos a termo são obtidas de tal maneira que cada agente (geradores/cargas/comercializadores) otimiza o valor esperado de suas receitas/despesas ajustadas a riscos. Quando as incertezas são representadas por cenários, um resultado central do artigo é que o preço de contrato é igual a variável dual da restrição de equilíbrio no PL associado à otimização do bem-estar dos agentes. Além de calcular o preço de equilíbrio de contrato para um dado ano, a metodologia também pode ser usada para calcular a evolução da distribuição de probabilidades associada a um preço de contrato com data de entrega futura; esse é um aspecto importante na quantificação de riscos associados a um contrato a termo. Exemplos de aplicação da metodologia são apresentados e discutidos.

Informações adicionais

Documento disponível somente em inglês. Para mais informações, entre em contato diretamente com o autor ou escreva para a PSR (psr@psr-inc.com).

Artigo disponível somente para usuarios. Cadastre-se gratuitamente.

Baixar