Authors
Rafael Kelman (PSR), David L. Harrison

Abstract
The share of Variable Renewable Electricity (VRE) is expected to increase in the Brazilian power grid in the years due to favorable conditions which include economic performance and resource availability. Wind and solar photovoltaic projects will likely lead new capacity investments. While existing hydropower can support this growth, in the long run, difficulties for the development of new hydro plants will make it harder for the power system to integrate VRE. The standard option is to build new open cycle gas turbine plants, which provide capacity to supply peak demand and reserves at the expense of increasing the emission of greenhouse gases. An alternative is to develop a flexible and resource: Pump Hydro Storage (PHS). We advocate the following process to examine this alternative: (1) the use of specialized geoprocessing algorithms that operate on a digital terrain model to screen for most promising sites for the construction of PHS; (2) the use of an engineering module to design PHS candidate projects in the selected sites and calculate their costs; (3) the use of an Integrated Resource Planning optimization model a study to evaluate the set of candidates that are selected by an. In a site-specific level, hybrid PHS + solar PV projects can be optimized and then integrated as a “system of systems” to improve grid stability, reliability, robustness and resiliency.

Artigo disponível somente para usuarios. Cadastre-se gratuitamente.

Baixar


Autores
R. C. Perez* (PSR); S. Binato (PSR); L. Okamura (PSR); D. Bayma (PSR); I. Carvalho (PSR); W. S. Morais (PSR)

Resumo
O objetivo deste trabalho é apresentar (i) uma metodologia para determinar o plano ótimo de expansão de geração e transmissão para cada país e (ii) uma proposta de avaliação dos benefícios alcançados com interconexões regionais. Os resultados da aplicação dessas metodologias propostas neste trabalho são ilustrados com um estudo de caso considerando as interconexões que envolvem os sistemas SINEA e Cone Sul, que faz parte de um estudo recente de interconexão sul-americana, patrocinado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O estudo inclui nove países (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai) com uma área semelhante à da União Européia ou dos Estados Unidos.

Informações adicionais

Documento disponível somente em espanhol. Para mais informações, entre em contato diretamente com o autor ou escreva para a PSR (psr@psr-inc.com).

Artigo disponível somente para usuarios. Cadastre-se gratuitamente.

Baixar


Autores
W. S. Morais* (PSR); R. C. Perez (PSR); A. Soares(PSR)

Resumo
Com o aumento da participação de fontes renováveis não convencionais em sistemas elétricos, surge a necessidade de planejar a expansão considerando as características inerentes a estas fontes, como a intermitência e a estocasticidade de seu despacho. Este trabalho propõe a utilização de um modelo de otimização que visa minimizar o custo associado à expansão com uma abordagem probabilística e discretização horária, capaz de capturar tanto a incerteza quanto a intermitência característica de tecnologias renováveis como a eólica e solar fotovoltaica (SFV). O processo de otimização também considera a modelagem de um requisito de reserva que contempla o efeito da intermitência e preserva a confiabilidade do sistema. Finalmente, é apresentado um estudo de caso da expansão de um sistema elétrico real, o sistema elétrico mexicano, e os resultados obtidos com a aplicação da metodologia proposta.

Informações adicionais

Documento disponível somente em espanhol. Para mais informações, entre em contato diretamente com o autor ou escreva para a PSR (psr@psr-inc.com).

Artigo disponível somente para usuarios. Cadastre-se gratuitamente.

Baixar


Autores
Mateus A. Cavaliere (PSR), Sergio Granville (PSR), Gerson C. Oliveira (PSR), Mario V.F. Pereira (PSR)

Resumo
Nesse trabalho é apresentada uma metodologia para projeções de preços de contratos a termo (forward) de energia elétrica baseada em conceitos de equilíbrio de mercado e otimização do bem-estar social. Na metodologia as curvas de oferta e demanda para contratos a termo são obtidas de tal maneira que cada agente (geradores/cargas/comercializadores) otimiza o valor esperado de suas receitas/despesas ajustadas a riscos. Quando as incertezas são representadas por cenários, um resultado central do artigo é que o preço de contrato é igual a variável dual da restrição de equilíbrio no PL associado à otimização do bem-estar dos agentes. Além de calcular o preço de equilíbrio de contrato para um dado ano, a metodologia também pode ser usada para calcular a evolução da distribuição de probabilidades associada a um preço de contrato com data de entrega futura; esse é um aspecto importante na quantificação de riscos associados a um contrato a termo. Exemplos de aplicação da metodologia são apresentados e discutidos.

Informações adicionais

Documento disponível somente em inglês. Para mais informações, entre em contato diretamente com o autor ou escreva para a PSR (psr@psr-inc.com).

Artigo disponível somente para usuarios. Cadastre-se gratuitamente.

Baixar