O objetivo deste trabalho é avaliar os mecanismos de Gerenciamento pelo Lado da Demanda (GLD) com foco na Resposta da Demanda (RD), existentes no Brasil e no mundo, bem como a importância destes mecanismos para o funcionamento eficiente dos mercados de energia elétrica no atacado e no varejo. São identificadas as principais barreiras e oportunidades de evolução dos mecanismos de RD para o Setor Elétrico Brasileiro (SEB).
Artigo disponível somente para usuarios. Cadastre-se gratuitamente.
Executa-se análise quantitativa, orientada aos riscos percebidos por concessionárias de transmissão, sobre possíveis impactos da obtenção da Licença Prévia anteriormente aos leilões de transmissão. Esta possível modificação ao processo de licenciamento ambiental tem recebido atenção de distintos segmentos da sociedade recentemente. Conclui-se que a obtenção da LP anteriormente ao leilão tem potencial de reduzir significativamente os riscos da fase de implantação de concessões de transmissão. A redução de riscos de implantação é iniciativa importante para retomar a atratividade das licitações de concessões de transmissão, com contribuições relevantes à organização da expansão do segmento de transmissão do sistema brasileiro.
Artigo disponível somente para usuarios. Cadastre-se gratuitamente.
Este artigo analisa alternativas de protocolos de leilões de concessões de transmissão no Brasil que permitam tratamento adequado do problema de exposição. Dentre as possíveis consequências do problema da exposição estão: impossibilidade de captura de ganhos sinérgicos com que se contava ao elaborar ofertar e dificuldades em honrar obrigações contratuais; e ofertas demasiado conservadoras ou declínio de participação em leilão (o que pode levar a lotes vazios). Os resultados obtidos indicam que os benefícios potenciais da implantação das alternativas de protocolos investigados são relevantes, tanto para as concessionárias como para os usuários da rede.
Artigo disponível somente para usuarios. Cadastre-se gratuitamente.
Este anexo descreve o desenvolvimento de um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) voltado para a automação de estudos de inventários hidrelétricos. O projeto foi proposto pela EDF Norte Fluminense para o Programa de P&D da ANEEL e executado pela PSR. O resultado do projeto foi uma ferramenta computacional denominada Hera (Hydropower and Environmental Resource Assessment) com diversos usos concebidos, tais como: o levantamento do potencial hidrelétrico de bacias (em qualquer parte do mundo) e a avaliação das consequências econômicas de restrições socioambientais (ex. interferências em áreas indígenas, unidades de conservação e virtual impedimento de estudos com reservatórios de regularização). O sistema computacional pode ser dividido em três componentes principais (Fig. B.1) integrados por uma interface gráfica amigável.
Artigo disponível somente para usuarios. Cadastre-se gratuitamente.