Este conjunto de ferramentas para modelagem de recursos renováveis tem dois objetivos principais: (i) preparar um conjunto de projetos candidatos renováveis, como eólicas onshore/offshore, solares fotovoltaicas, hidrelétricas convencionais e reversíveis; e (ii) gerar cenários multivariados de vazões, velocidade do vento e irradiação solar que são convertidos em cenários de produção de energia com base nas características técnicas dos projetos. O objetivo das ferramentas descritas nesta seção é permitir uma representação detalhada de projetos renováveis em estudos de planejamento energético, incluindo sazonalidade, correlações espaciais, perfis diários e variabilidade de curto prazo (horária ou intra–horária).
Time Series Lab - Ferramenta de modelagem de recursos renováveis não convencionais
O Time Series Lab (TSL) é uma ferramenta de modelagem de renováveis que produz cenários sintéticos futuros de geração das fontes de Energia Renovável Variável (ERVs). O TSL possui dois módulos principais: (i) o TSL-Data; e (ii) o TSL-Scenarios:
- TSL-Data: cria um registro histórico horário "sintético" de 40 anos processando as informações disponíveis na base de dados de reanálise global;
- TSL-Scenarios: gera cenários futuros de ERV considerando a correlação temporal e espacial com as vazões hidrológicas;
Para estimar o modelo estatístico, o TSL-Scenarios precisa de um registro histórico de geração das ERVs, o que pode ser uma tarefa complicada dependendo da região. Portanto, o TSL tem dois modos principais de funcionamento:
- O usuário pode inserir o registro de dados históricos reais
- O TSL-Data pode criar um registro histórico "sintético" de 40 anos com base nos dados de velocidade do vento e irradiação solar da base de dados de reanalises
Criação de um registro histórico de geração renovável
O TSL calcula a produção eólica através de um modelo baseado na metodologia Virtual Wind Farm (VWF). Os seguintes parâmetros são usados para converter a velocidade do vento em energia:
- A curva de potência da turbina
- Altura da turbina
- A coordenada da planta (para baixar os dados de velocidade do vento)
A produção solar é baseada nos dados da Irradiação Horizontal Global, ou seja, a irradiação no topo da atmosfera e a temperatura extraída da base de dados de reanálise. Levando essas informações em consideração, o método GSEE (Global Solar Energy Estimator) é aplicado. Os seguintes parâmetros são considerados na conversão em energia:
- O sistema de rastreamento dos painéis solares
- O ângulo de inclinação do painel
- A coordenada da usina solar (para baixar os dados de irradiação solar e temperatura)
Localização de “hotspots” para projetos genéricos
Além de fornecer ferramentas para a criação de registros históricos "sintéticos" de geração renovável, o TSL fornece uma ferramenta para encontrar "hotspots" para projetos genéricos de energia eólica e solar. Para isso, as seguintes ferramentas estão disponíveis:
- Mapa de velocidade do vento para todo o mundo
- Mapa de irradiação solar para todo o mundo
- Áreas protegidas para todo o mundo
- Possibilidade de carregar mapas personalizados definidos pelo usuário
Gerando cenários sintéticos de geração renovável correlacionados com vazões
Devido à correlação espacial da produção eólica e solar em diferentes regiões, bem como a correlação espacial entre séries de vazão e velocidade do vento em outras, o TSL representa a distribuição de probabilidade conjunta de todos os recursos renováveis não convencionais e das plantas hidroelétricas, tanto para as plantas existentes como para as plantas futuras.
A Rede Bayesiana é um modelo estatístico que pode produzir cenários sintéticos, capturando as correlações mais significativas existentes nos dados históricos. Essa metodologia possui as seguintes características:
- Produzir cenários considerando uma distribuição de probabilidade conjunta
- Estimação não paramétrica da distribuição de probabilidade de cada planta
- Mantém as correlações espaciais e temporais históricas nos cenários sintéticos
- Mantém a distribuição de probabilidade original dos dados históricos
Em resumo, devido à alta variabilidade e intermitência desse tipo de recurso, o TSL gera esses cenários com as seguintes características:
- Resolução horária
- Estimação não paramétrica de distribuições de probabilidade
- Metodologia da rede bayesiana para capturar correlações espaciais e temporais entre as ERVs e as vazões hidrológicas