Curtailment seguirá como ponto de atenção para os geradores nos próximos anos

Palavra cada vez mais presente no vocabulário do setor elétrico, o curtailment é a interrupção da geração de energia de uma usina por motivos não relacionados ao empreendimento e por determinação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O fenômeno, que impacta diretamente na produção e na receita da empresa geradora ocorre por dois motivos: excesso de oferta de energia elétrica em determinados momentos do dia e restrições no sistema de transmissão.

Mesmo com a previsão de construção de importantes linhas de transmissão leiloadas nos últimos anos, projeções da PSR indicam que o curtailment será frequente enquanto a oferta de energia continuar crescendo em ritmo maior do que a demanda no país. “Em 2024, por exemplo, a sobreoferta de energia poderá chegar a 25%, com uma oferta da ordem de 100 GW médios para uma demanda de 80 GW médios, obrigando o operador a cortar geração de energia” – afirma Jairo Terra, head em Regulação e Litígio na PSR.

O curtailment tem dinâmica e impacto diferenciado para as diversas fontes.  No caso de fontes renováveis intermitentes, como as usinas eólicas e solares, a medida tem uma consequência comercial direta para os agentes, pois o corte impacta o atendimento dos contratos dos empreendimentos e a viabilidade econômica dos projetos. Para as hidrelétricas, o efeito é compartilhado entre os agentes do mesmo tipo, já que o corte tem impacto no mecanismo de realocação de energia (MRE), reduzindo a energia total a ser partilhada por este.

Assim, a frequência e a intensidade do curtailment têm causado reflexos nos resultados operacionais e financeiros de geradoras de energia do país e, consequentemente, acarretando processos na Justiça ou em câmaras de arbitragem.

Com experiência de 36 anos e reconhecida capacidade técnica, regulatória e de simulação no tema, a partir de um portfólio de ferramentas analíticas no estado da arte, a PSR tem se debruçado sobre o assunto, atuando junto a diversos players e instituições. A equipe da PSR desenvolve estudos regulatórios, avaliações de risco e impactos financeiros sobre o curtailment  gerais e sob medida.

Saiba mais aqui.