Energy Report de Maio está disponível

Neste Editorial analisaremos diversas oportunidades e necessidades de transformação do nosso sistema hidrelétrico devido a fatores como mudança climática (secas e cheias extremas), serviços de flexibilidade e armazenamento, novas sinergias entre hidrelétricas e geração solar e outros.

Na seção Regulatório deste mês, discutimos os avanços da ANEEL na regulamentação do decreto nº 11.314/2024, que trata das concessões de transmissão; e também sumarizamos os avanços da regulamentação da MP 1.212/2024.

Na seção Recursos Hídricos, analisamos e discutimos as soluções propostas de adaptação a eventos de cheias excepcionais, como a ocorrida na região metropolitana de Porto Alegre.

Na seção ESG, questionamos se os crescentes investimentos em defesa estão realocando recursos que poderiam estar sendo utilizados no combate à crise climática.

A seção internacional avalia a alta de preços no último leilão de energia do Chile.

A seção Inovação mostra como as GPUs da NVIDIA e outros fabricantes, que têm sido fundamentais para os avanços recentes de IA, vêm sendo recentemente aplicadas com sucesso para resolver problemas de otimização complexos como a operação de sistemas elétricos.

A Análise Estrutural do Suprimento apresenta o balanço atualizado de demanda e oferta estrutural de energia para os próximos anos e o nosso tradicional atrasômetro.

Para mais informações, acesse Energy Report.