Energy Report de Maio está disponível

Publicação – 11.06.2019

Neste editorial, a PSR analisa uma alternativa para suprir a necessidade de flexibilidade operativa no Brasil com a rápida expansão de fontes renováveis variáveis: a UHR, que é uma tecnologia comprovada e confiável para complementar outras opções de armazenamento e fornecer capacidade de integrar fontes renováveis intermitentes.

Na seção regulatória deste mês comentamos sobre os encaminhamentos do leilão de energia nova A-4 de 2019 e sobre a proposta do Tribunal de Contas da União (TCU) para retirar parte dos subsídios da energia.

Na seção de Recursos Hídricos e Meio Ambiente retomamos o tema de como manter áreas protegidas no Brasil e evitar o desmatamento, mostrando que as atividades de mineração e de construção de hidrelétricas podem contribuir para a conservação ambiental e para a melhoria das condições de vida da população de seu entorno.

Na seção internacional apresentamos uma análise dos diferentes modelos de negócio que podem ser explorados para remunerar e viabilizar as tecnologias de armazenamento – tanto em sistemas elétricos de modo geral quanto no caso do Brasil em particular, com foco especial no armazenamento químico (baterias).

Esta edição também apresenta o balanço atualizado de demanda e oferta estrutural de energia para os próximos anos, incluindo nosso tradicional atrasômetro.

Para mais informações, acesse Energy Report.