Treinamento avançado sobre as ferramentas de planejamento da expansão e de simulação dos custos de produção da PSR (OPTGEN e SDDP) foi dado à companhia de eletricidade nepalesa

Curso – 07.08.2019

Em julho, um treinamento de duas semanas sobre as ferramentas de (i) planejamento da expansão ótima de geração e transmissão e (ii) de operação de médio e longo prazo da PSR (OPTGEN + SDDP) foi dado aos representantes da Autoridade de Eletricidade do Nepal no escritório da PSR no Rio de Janeiro, Brasil. A direção da NEA optou por adotar as ferramentas de planejamento da PSR considerando a capacidade de representar em detalhe o sistema dominado por hidrelétricas do Nepal.

Este treinamento teve como objetivo preparar os engenheiros da NEA para planejar a expansão e a evolução de longo prazo do sistema, bem como fazer a transição para os modelos de planejamento da PSR. O treinamento foi ministrado por três especialistas da PSR e seu primeiro objetivo foi consolidar o conhecimento da equipe da NEA em planejamento da expansão. Além dos conceitos teóricos das metodologias do OPTGEN e do SDDP, a PSR também realizou uma avaliação profunda dos dados disponíveis do sistema energético nepalês, focando em detalhes de modelagem para a melhor representação possível do sistema no planejamento de longo prazo, abrindo caminho para a completa dos modelos de otimização de última geração da PSR.

Este esforço muito importante é apoiado pelo Banco Mundial e a PSR está muito entusiasmada com esta oportunidade de parceria com a NEA nessa importante fase de transição.