Energy Report de Julho está disponível

Publicação – 07.08.2019

Neste editorial, da PSR analisa os mecanismos atuais de incentivo para a contratação de energia por parte das distribuidoras, utilizando como motivação a declaração de demanda das distribuidoras para o leilão A-6 de outubro de 2019, e discute alternativas para aprimorar a eficiência na contratação de energia.

Na seção regulatória deste mês discutimos os seguintes temas: (i) sistemática e edital do próximo leilão de energia nova A-6; (ii) diretrizes para os leilões de energia existente de 2019 e (iii) Consulta Pública para a implantação e operação de usinas híbridas no Brasil.

Na seção de Recursos Hídricos e Meio Ambiente analisaremos a recente reportagem do respeitável jornal Washington Post sobre a Amazônia, em particular sobre a região onde foi construída a usina hidrelétrica de Belo Monte. Em nossa visão o jornalista comete equívocos, apesar de parecer bem-intencionado ao chamar a atenção para o desmatamento da região e os impactos ambientais no rio Xingu provocados pela usina.

Na seção internacional realizamos uma análise quantitativa para ilustrar o potencial de geração distribuída em todos os continentes, segundo três drivers principais para a sua adoção por consumidores individuais: driver econômico, de qualidade de serviço e de acesso à eletricidade.

Esta edição também apresenta o balanço atualizado de demanda e oferta estrutural de energia para os próximos anos, incluindo nosso tradicional atrasômetro.

Para mais informações, acesse Energy Report.