Energy Report de Março está disponível

Publicação – 03.04.2021

Neste editorial, apresentamos uma discussão geral econômica sobre a experiência internacional com os modelos de mercado e adaptações regulatórias em andamento para a integração dos sistemas de armazenamento e lições para as ações regulatórias em discussão no Brasil, especialmente aquelas impulsionadas pela Tomada de Subsídios 11/2020 da ANEEL.

Na seção regulatória comentamos sobre a alteração à regulamentação da “Lei do GSF” aprovada pela ANEEL e sobre outros temas relevantes que tiveram movimentação no mês.

Na seção de recursos hídricos e meio ambiente discutimos se os mercados de água são bons ou ruins, analisamos o caso da Califórnia, e fazemos um paralelo com o Brasil, apresentando as lições para uma melhor gestão dos recursos hídricos.

Na seção internacional analisamos as mudanças propostas pelo Ministério de Minas e Energia da Colômbia para o terceiro leilão de energia renovável no país, a ser realizado em junho/2021.

Na seção de inovação apresentamos algumas maneiras de explicar/interpretar os resultados de um modelo de Deep Learning (DL) – um obstáculo importante para a incorporação de DL em muitas atividades.

Esta edição também apresenta o balanço atualizado de demanda e oferta estrutural de energia para os próximos anos, incluindo nosso tradicional atrasômetro.

Para mais informações, acesse Energy Report.