Edição 193 • Janeiro 2023

OS TEMAS “QUENTES” DO SETOR PARA 2023

OPINIÃO

No primeiro editorial do ano, a PSR lista as pastas criadas pelo novo governo no que se refere a pautas ambientais, com destaque para o setor elétrico. Em seguida, apresenta suas propostas e sugestões para as agendas de curto, médio e longo prazo para o setor.

REGULATÓRIO

Excepcionalmente, não haverá a seção Regulatório nesta edição do Energy Report.

RECURSOS HÍDRICOS

Esta seção discorre sobre a construção de soleiras correntes no rio Xingu.

ESG

Esta seção aborda os riscos globais em relação à escassez de recursos naturais, e suas consequências ambientais e socioeconômicas.

INTERNACIONAL

A seção Internacional deste mês traz os resultados do leilão de fontes renováveis do Equador, que constituiu um marco na contratação de energia em modalidade competitiva no país.

MONITOR DA CRISE EUROPEIA

No monitor deste mês, fazemos um panorama do suprimento de gás natural na União Europeia em 2022.

INOVAÇÃO

Nesta seção, comentamos sobre o "Renascimento Nuclear", sua importância na discussão sobre descarbonização, e a necessidade em reduzir seus custos e prazos de construção.

ANÁLISE ESTRUTURAL DO SUPRIMENTO

Apresenta o balanço atualizado de demanda e oferta estrutural de energia para os próximos anos e o nosso tradicional atrasômetro.

Baixar
Publicado eletronicamente desde 2006, o Energy Report é um boletim mensal desenvolvido pela PSR cujo principal objetivo é apresentar uma análise detalhada e atual de temas regulatórios, jurídicos, recursos hídricos e meio ambiente e de suprimento do setor de energia elétrica do Brasil.