A primeira edição do ER, em janeiro de 2006, tratou dos problemas de suprimento de gás da Bolívia, Argentina e Brasil que reduziram em 16% a capacidade firme de suprimento do sistema e levaram ao “susto” de janeiro de 2008, quando o risco de déficit excedeu 30%. De lá para cá, o ER analisou vários avanços, por exemplo leilões, alguns retrocessos, e outros “sustos”. Nosso aniversário coincide com uma nova etapa de aperfeiçoamento do modelo setorial, que é o tema do editorial. Muito obrigado a nossos leitores, esperamos continuar merecedores de seu interesse e confiança no agora “pré-adolescente” ER.
Nesta edição apresentamos algumas reflexões sobre os desafios e caminhos a tomar para os aperfeiçoamentos do modelo setorial.
O tema desta seção é a modelagem do impacto das mudanças climáticas nas vazões, um assunto de importância e urgência crescentes.
Nesta edição, analisamos: (i) o Sistema de Interconexão Elétrica Andina (SINEA); (ii) o estudo Utility of the Future elaborado em conjunto pelo MIT (EUA) e pelo IIT da Universidade de Comillas (Espanha) sobre a transição energética global atualmente em curso.
Esta edição apresenta o balanço atualizado de demanda e oferta estrutural de energia para os próximos anos, incluindo nosso tradicional atrasômetro.