O tema do editorial é sobre uma grande preocupação dos planejadores e operadores dos sistemas elétricos: o impacto da inserção maciça das fontes renováveis devido à redução acelerada dos seus custos de investimento. É detalhada uma metodologia utilizada em um estudo da PSR para o Chile de cálculo de reserva de geração, levando em conta as características probabilísticas dessas fontes variáveis.
Excepcionalmente, não haverá seção regulatória nesta edição do Energy Report.
Nesta edição, abordamos sobre a importância da integração entre o planejamento do setor elétrico brasileiro e os demais órgãos intervenientes para o desenvolvimento de diversas áreas, aproveitando os recursos existentes, e, ao mesmo tempo, minimizando os impactos.
A seção internacional é sobre a integração das tecnologias de armazenamento nos diversos mercados energéticos do mundo. Também são apresentados os meios para que esta integração seja feita de forma inteligente.
Esta edição apresenta o balanço atualizado de demanda e oferta estrutural de energia para os próximos anos, incluindo nosso tradicional atrasômetro.