Neste editorial a PSR analisa (novamente) a forma de contratação das usinas eólicas, que pode distorcer a expansão ótima do sistema, e a nova proposta da ANEEL na qual a eólica tem a possibilidade de alterar sua sazonalização a cada ano, o que pode fazer com os geradores extraiam renda extra dos consumidores através de declarações estratégicas de índices de sazonalidade.
Nesta edição tratamos dos seguintes temas: (1) venda de energia excedente por parte de distribuidoras; e (2) regulamentação dos procedimentos para prestação de serviços ancilares por termelétricas.
Nesta edição, comentamos as dificuldades das fontes renováveis em obter o licenciamento ambiental, o que provoca atrasos na construção das usinas. Além disso, apresentamos os procedimentos de licenciamento ambiental dos EUA e de Ruanda, e propomos soluções que podem ser implementadas no Brasil para agilizar o processo.
O tema desta seção é o recente acordo da União Europeia sobre a Diretiva de Energias Renováveis, que inclui metas ambiciosas de inserção de renováveis no continente, além de outras propostas do Pacote de Energia Limpa que visam combater o aquecimento global.
Esta edição apresenta o balanço atualizado de demanda e oferta estrutural de energia para os próximos anos, incluindo nosso tradicional atrasômetro.