Neste editorial, analisamos o que aconteceu com a comercializadora Vega Energy, apresentamos algumas soluções para mitigar o risco deste tipo de evento que são adotadas em outros mercados e, finalmente, mostramos que já existiam no setor elétrico brasileiro propostas formuladas para este fim.
Nesta edição comentamos o Mecanismo de Venda de Excedentes (MVE), que deve permitir às distribuidoras gerenciar o excesso de contratos que resultou da queda da demanda nos últimos anos. E voltamos a falar de sazonalização das garantias físicas para efeitos do MRE – infelizmente.
Nesta seção, mais uma vez analisamos o tema das populações indígenas, proteção de nossas florestas e os conflitos com as atividades agrícolas, que é sempre muito polêmico, mas que ganhou novas nuances no governo recentemente empossado.
Na seção internacional analisamos os acordos feitos em Katowice na COP 24, incluindo as novas propostas e iniciativas de cada país para combater a mudança climática, seus pontos fracos e o que deve ser feito a partir de agora para que os países cumpram com suas metas de emissão.
Esta edição apresenta o balanço atualizado de demanda e oferta estrutural de energia para os próximos anos, incluindo nosso tradicional atrasômetro.