Neste editorial, falamos sobre a importância da adoção dos preços horários no Brasil e dos significantes benefícios que podem trazer para o nosso setor elétrico.
Nesta seção regulatória comentamos as diretrizes do leilão de energia nova A-4 de 2019 e a Consulta Pública 04/2018, sobre as alternativas para um cálculo mais robusto da TUST.
Nesta edição, comentamos sobre como preservar o meio ambiente com restrições orçamentárias, evidenciando como deve ser feito o planejamento da exploração do território de forma a harmonizar as atividades econômicas com os objetivos da conservação.
Na seção internacional analisamos as causas do cancelamento do primeiro leilão de energia direcionado para as renováveis da Colombia, e fazemos um comparativo com o leilão de lastro colombiano, que já teve uma edição em 2019 e terminou bem-sucedido, inclusive contratando projetos renováveis.
Esta edição apresenta o balanço atualizado de demanda e oferta estrutural de energia para os próximos anos, incluindo nosso tradicional atrasômetro.