Trazemos uma continuação do Editorial de maio, analisando os problemas que oneram estruturalmente as tarifas do país, através de um diagnóstico prospectivo, com aspectos qualitativos e quantitativos. Ainda, trazemos propostas de medidas capazes de reduzir as ineficiências do presente e evitar novas ineficiências para o futuro, principalmente no contexto da expansão do mercado livre.
Nesta seção, discutimos a CP 139/2022 aberta pelo MME, que visa analisar as contratações decorrentes do Procedimento Competitivo Simplificado, além de outros temas que tiveram movimentação no mês.
Esta seção discute adaptações necessárias no desenvolvimento de hidrelétricas com a mudança climática.
Nesta seção, comentamos sobre água, clima e transição energética para descarbonização.
Nesta seção, discutimos a Resolução CREG 143/2021, que propõe alterações no desenho de mercado colombiano, com destaque para a implementação de um despacho vinculante intradiário de energia.
No monitor deste mês, analisamos as importações de gás natural da União Europeia.
Nesta seção, comentamos sobre um novo processo que converte dióxido de carbono em etileno (utilizado na fabricação de produtos plásticos).
Apresenta o balanço atualizado de demanda e oferta estrutural de energia para os próximos anos e o nosso tradicional atrasômetro.