O crescimento abrupto do PLD nos meses de março e abril de 2012 surpreendeu muitos agentes do setor elétrico, causando grande impacto em consumidores e comercializadoras de energia. Esse aumento de preços ocorreu apesar do cenário atual de sobreoferta de geração, e apesar de as afluências do período chuvoso (novembro a março) terem sido muito próximas da média de longo prazo. A PSR analisa as projeções do PLD de abril realizadas de novembro a março, e expõe algumas possíveis causas para essa mudança brusca.
Temas desta edição: (i) ANEEL aceita possibilidade de alterações em contratos de energia nova a partir de acordos bilaterais entre geradoras e distribuidoras; (ii) regulamentação para mini e micro geração; (iii) desconto na TUST e TUSD para energia solar; (iv) revisão da CAR; e (v) audiência pública para postergação do Proinfa.
No final de março de 2012, foi emitida uma ação civil pública contestando a validade das licenças ambientais da UHE Teles Pires, juntamente com uma liminar decretando a suspensão das obras. Esta seção analisa as justificativas apresentadas pelo Ministério Público para esta decisão.
Esta seção apresenta um panorama do suprimento de energia elétrica no Brasil através dos balanços estruturais de energia e de ponta desenvolvidos pela PSR. São analisados fatores como: atrasos em novas usinas, restrições de transmissão, e incertezas na geração futura.