Dando continuidade à análise iniciada na edição anterior a respeito de propostas para redução do preço da energia elétrica no Brasil, neste mês avaliamos uma proposta que tem sido levantada por alguns agentes governamentais recentemente: alterar, ou mesmo eliminar, a indexação dos contratos de suprimento de energia.
Os temas analisados nesta edição são: (i) Conceito de fimáximo esforçofl segundo a ANEEL; (ii) Montante de reposição: a saga continua; (iii) Aprovada lei que permite à Eletrobras atuar em distribuição; e (iv) Novidades na licitação de concessão de transmissão.
Nesta seção analisamos a complexa questão da comunicação com as comunidades indígenas vizinhas a empreendimentos de geração e transmissão, ilustrada pela recente retenção forçada de técnicos da Norte Energia.
Esta seção apresenta um panorama do suprimento de energia elétrica no Brasil através dos balanços estruturais de energia e de ponta desenvolvidos pela PSR. São analisados fatores como: atrasos em novas usinas, restrições de transmissão, e incertezas na geração futura.