Edição 76 • Abril 2013

Resolução CNPE nº 3: O preço e a pressa

OPINIÃO

A Resolução CNPE nº 3 determinou que, até agosto deste ano, sejam incorporados ao modelo computacional de cálculo da política operativa (e formação de preços) procedimentos que representem a fiaversão ao riscofl. Neste editorial, analisamos três metodologias que poderiam atender esta determinação: (i) a Superfície de Aversão a Risco (SAR); (ii) a aplicação do fiConditional Value at Riskfl (CVaR) em uma restrição de confiabilidade de suprimento (chamado de CVaR-déficit neste texto); e (iii) a modificação da função objetivo da operação de modo a minimizar uma combinação convexa do valor esperado e do CVaR do custo operativo (chamado de CVaR-custo neste texto).

REGULATÓRIO

Esta seção aborda os seguintes temas: (1) nova modificação no marco regulatório via MP; (2) (talvez) epílogo do imbróglio da sazonalização; (3) tratamento das concessões que não foram prorrogadas; (4) as novas CAR; (5) alteração do PLD passado; (6) leilão A0; (7) novo critério para garantia física de eólicas; (8) e (9) diretrizes para os leilões de reserva e A-5; e (10) repasse de recursos às distribuidoras.

AMBIENTAL

Trazemos aqui uma análise do processo de licenciamento da UHE São Manoel, imobilizado há três anos devido à dificuldade de negociação com povos indígenas em terras adjacentes à usina.

SUPRIMENTO

Além das tradicionais análises de suprimento com os balanços de demanda e ponta da PSR, esta seção traz uma análise do nível atual dos reservatórios (final do período úmido) comparado ao histórico.

Baixar
Publicado eletronicamente desde 2006, o Energy Report é um boletim mensal desenvolvido pela PSR cujo principal objetivo é apresentar uma análise detalhada e atual de temas regulatórios, jurídicos, recursos hídricos e meio ambiente e de suprimento do setor de energia elétrica do Brasil.