Edição 78 • Junho 2013

10 anos de modelo setorial: Festa de arromba ou arrombou a festa?

OPINIÃO

A 10ª Edição do Encontro Nacional de Agentes do Setor Elétrico (ENASE), ocorrida em maio, contou mais uma vez com a ampla participação dos agentes do setor, apresentando suas contribuições e percepções a respeito do setor elétrico brasileiro. A PSR nesta edição apresenta uma análise global dos temas avaliados, dando ênfase aos temas centrais que permearam o evento, sendo levantados repetidamente por diversos agentes; e oferece sua própria visão a respeito destes assuntos. Os temas centrais avaliados segundo esse critério foram (i) questões regulatórias associadas à MP 579 e resolução CNPE 03; (ii) aperfeiçoamentos no planejamento setorial; e (iii) operação e mercado livre.

REGULATÓRIO

Esta seção aborda os seguintes temas: (1) necessidade de energia nova e as declarações de demanda das distribuidoras; (2) sistemática do leilão de energia de reserva de 2013; e (3) leilão A-5 de 2013.

AMBIENTAL

A seção ambiental deste mês coloca em foco a questão da geração de energia elétrica a partir do lixo - uma importante interface entre o problema de planejamento urbano e o setor elétrico, que recebeu algum destaque recentemente ao ser listada como uma das tecnologias possíveis para participação no próximo leilão A-3.

SUPRIMENTO

Além das tradicionais análises de suprimento com os balanços de demanda e ponta da PSR, nesta edição introduzimos um cenário alternativo que visa representar o efeito de fatores de fricção hidrelétricos (como avaliados na edição de dezembro de 2012 do ER) na oferta estrutural do sistema. Adicionalmente, é feita uma análise do nível atual dos reservatórios comparado com o histórico.

Baixar
Publicado eletronicamente desde 2006, o Energy Report é um boletim mensal desenvolvido pela PSR cujo principal objetivo é apresentar uma análise detalhada e atual de temas regulatórios, jurídicos, recursos hídricos e meio ambiente e de suprimento do setor de energia elétrica do Brasil.