Este editorial descreve os conceitos que embasam as metodologias SAR e CVaR, propostas pelo MME para incorporação de aversão ao risco no modelo computacional de cálculo de política operativa, e analisa o efeito da metodologia selecionada nas diversas atividades do setor: leilões de contratação, critérios de planejamento, contratos de consumidores livres, e tarifas das distribuidoras.
Esta seção aborda os seguintes temas: (1) afinal 2013 terá um leilão A-3... (2) ...e um segundo leilão A-5; (3) as 1001 funções da CDE; (4) o TCU e as indenizações das transmissoras; e (5) correção do PLD passado (pela última vez?).
Nesta seção é feita uma avaliação do Leilão de Energia de Reserva de 2013, com ênfase nas novas regulamentações no que diz respeito ao acesso à rede de transmissão (inadmissibilidade de novas ICGs) e à mudança nas características técnicas dos empreendimentos.
A seção Ambiental deste mês coloca em foco as tecnologias empregadas em Sistemas de Transposição de Peixes frequentemente utilizados para mitigar o impacto das hidrelétricas sobre a ictiofauna.
Além dos balanços de energia (com e sem fatores de fricção) e de ponta elaborados pela PSR, esta seção traz uma avaliação retrospectiva dos atrasos sucessivos na entrada de nova geração em 2012.