Edição 80 • Agosto 2013

O imbróglio da National Security Agency: Alertas para o setor elétrico

OPINIÃO

Com a publicação da Portaria MME no 445/2012 no ano passado, os agentes da CCEE passarão a ser obrigados a enviar informações sobre os valores dos contratos negociados, para fins de elaboração de estatísticas. Entretanto, cabe um questionamento a respeito da segurança destas informações sensíveis fornecidas pelos agentes, que poderiam cair em mão erradas - especialmente à luz de escândalos de espionagem recentes envolvendo a NSA americana. Este ER traz uma discussão de tecnologias modernas de criptografia que podem ser estudadas para esta aplicação, garantindo o sigilo dos dados.

REGULATÓRIO

Esta seção aborda os seguintes temas: (1) sazonalização do MRE, pela penúltima vez (esperamos); e (2) Nova forma de cálculo do PLD.

AMBIENTAL

A coordenação do planejamento, operação e manutenção das linhas de transmissão permanece um desafio importante do setor, como evidenciado pelos atrasos na conexão de eólicas no Nordeste e por um incêndio recente que provocou um blecaute na região Nordeste em 28 de agosto último. Trazemos aqui uma discussão deste problema, do ponto de vista dos investidores e das agências governamentais.

SUPRIMENTO

Nesta seção, apresentamos análises atualizadas de segurança de suprimento, incluindo os balanços de energia (com e sem fatores de fricção) e de ponta elaborados pela PSR.

Baixar
Publicado eletronicamente desde 2006, o Energy Report é um boletim mensal desenvolvido pela PSR cujo principal objetivo é apresentar uma análise detalhada e atual de temas regulatórios, jurídicos, recursos hídricos e meio ambiente e de suprimento do setor de energia elétrica do Brasil.