Nesta edição analisamos várias questões importantes para os leilões de energia nova, incluindo: (i) prazos irrealistas para a construção dos projetos; (ii) o imbróglio dos atrasos da transmissão; e (iii) o atendimento incompleto à demanda prevista. Embora alguns destes temas tenham sido discutidos separadamente em edições anteriores do ER, o ficonjunto da obrafl é preocupante.
Esta seção aborda os seguintes temas: (1) preço médio da energia recém-contratada no A-5; e (2) o já tradicional AP-FEST, que é o festival de Audiências Públicas da ANEEL nos últimos dias do ano.
Esta seção se propõe a analisar, no âmbito do setor elétrico, dois temas controversos - o agravamento de decisões recorridas (fireformatio in pejusfl) e o exercício pela ANEEL (delegante) de atividades delegadas a agências estaduais.
O tema desta seção é a importância do planejamento integrado de bacias, com foco na bacia do Tapajós.
Esta seção apresenta um panorama atualizado do suprimento de energia elétrica no Brasil através dos balanços estruturais de energia (com e sem fatores de fricção) e de ponta desenvolvidos pela PSR.