Nesta edição procuramos esclarecer, da maneira mais quantitativa e factual possível, uma série de questões levantadas pela imprensa e agentes quanto à segurança de suprimento do sistema elétrico. Para isso, analisamos diversos indicadores: (i) risco de ser decretado um racionamento de energia; (ii) custo marginal de operação maior do que o custo econômico de corte de suprimento; e (iii) blecautes causados por falhas na rede de transmissão e pelos problemas recentes de reserva girante de geração.
Esta seção aborda os seguintes temas: (i) penalidades para usinas com atraso; (ii) alteração de cláusulas de penalidades em CCEARs; (iii) certificação de programas computacionais da CCEE - e o que ela mostra sobre as regras; (iv) adiamento das alterações na contratação no ACL; (v) CDE provisória; (vi) diretrizes para o leilão A-3 de 2014; e (vii) a crise atual em edições passadas do ER.
Esta seção faz uma análise histórica e jurídica de situações que culminaram em pleitos de reequilíbrio econômico-financeiro de contratos de comercialização de energia elétrica.
Os tópicos desta seção são: (i) impactos ambientais resultantes da operação de PCHS; (ii) (mais uma) análise equivocada sobre as emissões do setor elétrico; e (iii) a licitação da usina de Três Irmãos.
Esta seção apresenta um panorama atualizado do suprimento de energia elétrica no Brasil através dos balanços estruturais de energia (com e sem fatores de fricção) e de ponta desenvolvidos pela PSR.