Edição 90 • Junho 2014

O que é mais difícil: prever vazões ou 'aquele' jogo do Brasil?

OPINIÃO

Nesta seção, ressaltamos a importância de representar explicitamente a incerteza na previsão de vazões, tanto para decisões operativas como para projeção de PLDs; e mostramos que a utilização de previsões semanais, ao invés de mensais, pode não reduzir o custo operativo e, adicionalmente, aumentar a variabilidade dos preços.

REGULATÓRIO

Nesta seção, abordamos os seguintes temas: (1) nova metodologia para o cálculo do CME e o impacto da mesma no cálculo da garantia física de empreendimentos de geração; (2) resolução da ANEEL consolida o tratamento da indisponibilidade da geração; (3) novo capítulo da saga de regulamentação das portarias MME nº 455/2012 e nº 185/2013.

AMBIENTAL

O tema desta seção é a sempre difícil negociação com as comunidades indígenas.

JURÍDICO

Nesta seção, a Advocacia Waltenberg analisa o antigo pleito dos consumidores livres e especiais do setor elétrico de terem liberdade para vender suas sobras de energia elétrica.

SUPRIMENTO

Esta seção apresenta: (i) balanço estrutural de energia; (ii) atrasos na construção de nova oferta para o horizonte 2014-2018; e (iii) atrasômetro - acompanhamento do histórico de atrasos.

Baixar
Publicado eletronicamente desde 2006, o Energy Report é um boletim mensal desenvolvido pela PSR cujo principal objetivo é apresentar uma análise detalhada e atual de temas regulatórios, jurídicos, recursos hídricos e meio ambiente e de suprimento do setor de energia elétrica do Brasil.