Nesta edição analisamos a proposta da ANEEL para mudança no preço teto de energia de curto prazo em termos de sua coerência com os objetivos de longo prazo do modelo setorial.
Nesta seção comentamos: (1) as novas taxas de referência para a indisponibilidade de usinas hidroelétricas; (2) as duas decisões sobre o leilão de São Luiz do Tapajós; (3) as regras para revisão das garantias físicas de usinas térmicas despachadas centralizadamente; (4) "outra" regra de revisão das garantias físicas de usinas a biomassa; e (5) leilão A-1 de 2014.
O tema desta seção é a necessidade de se ter uma licença ambiental prévia para licitações de transmissão, usando como exemplo a controvérsia do linhão do rio Madeira.
Esta seção analisa a recente proposta de simplificação do cálculo da garantia física de PCHS e mostra que há outras medidas incluídas que podem ter um impacto negativo para os investidores.
Esta seção apresenta: (i) balanço estrutural de energia; (ii) atrasos na construção de nova oferta para o horizonte 2014-2018; e (iii) atrasômetro - acompanhamento do histórico de atrasos.