Esta seção analisa os benefícios de simulações probabilísticas detalhadas (intervalos horários, rede de transmissão completa e cenários conjuntos de vazões, produção renovável, falhas de equipamentos e variação da demanda) para o cálculo da confiabilidade de suprimento, análise de impactos regulatórios e planejamento da inserção de fontes renováveis.
Nesta seção comentamos: (1) ações do MP contra outorga de direitos de uso de recursos hídricos pela ANA (escrito por Jerson Kelman, ex-diretor geral da ANA e ANEEL); (2) novos valores de piso e teto do PLD; e (3) audiência pública sobre alterações em antigos CCEARs por disponibilidade.
Nesta seção comentamos sobre a falta de planejamento coordenado nas diversas esferas governamentais e seus desdobramentos, como no caso do projeto de mineração na Volta Grande do rio Xingu, impactada pela UHE Belo Monte.
Nesta seção a advocacia Waltenberg analisa a aplicação das bandeiras tarifárias a partir de 2015.
Esta seção apresenta: (i) balanço estrutural de energia; (ii) atrasos na construção de nova oferta para o horizonte 2014-2018; e (iii) atrasômetro - acompanhamento do histórico de atrasos.