Nesta seção descrevemos um estudo recente sobre impacto de mudanças climáticas na produção hidrelétrica brasileira, realizado pelo INPE, COPPE e PSR, e patrocinado pela Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE). Os resultados são preocupantes e indicam que os estudos de planejamento e decisões de investimento das hidrelétricas já devem levar em conta estes impactos.
Neste mês, estreamos o “Bandeirômetro Tarifário”, que acompanhará os seguintes índices: (i) avaliação sobre a suficiência dos recursos arrecadados; (ii) probabilidade de acionamento das bandeiras; e (iii) análise probabilística dos custos operativos até o final do ano. Os outros temas são: (1) O Anexo 5 poderia resolver o problema do GSF?; e (2) Alteração da Resolução Normativa 482/2012 que trata da micro e minigeração distribuída.
O tema desta seção, preparada pela Advocacia Waltenberg, é a Audiência Pública Nº 14/2015 – Proposta de Resolução Normativa para acesso à Rede Básica.
Esta seção apresenta: (i) balanço estrutural de energia e (ii) atrasos na construção de nova oferta para o horizonte 2015-2019