Nesta edição apresentamos uma visão geral da situação atual dos sistemas isolados, hoje supridos na maior parte por geração diesel, e analisamos a viabilidade técnica e econômica de se usar energia solar e baterias, bem como possíveis obstáculos comerciais e regulatórios. Para quem ficou curioso com a escolha de uma ilha como figura da capa: a PSR tem feito estudos de planejamento de expansão para ilhas como São Tomé e Príncipe, Maurício, Seychelles e outras, e verificamos que as soluções e metodologias de planejamento são bastante aplicáveis de sistemas isolados para ilhas e vice-versa.
Excepcionalmente, a seção regulatória desta edição trata apenas da atualização do bandeirômetro tarifário. Na próxima edição voltaremos com as notícias regulatórias.
Nesta seção analisamos as propostas de redução de emissões apresentadas pelo governo brasileiro para a COP21, em Paris, com ênfase na questão do desmatamento.
Excepcionalmente, a seção de suprimento não apresentará os balanços atualizados de energia e ponta, pois já foram apresentados na edição anterior. Nesta edição analisamos – e refutamos - o argumento apresentado pelo governo de que a hidrologia do triênio 2012-2014 teria sido mais severa do que mostrado pela PSR devido a grandes vertimentos em algumas regiões.