Nesta seção analisamos possíveis razões para as recentes discrepâncias entre as diretrizes operativas do ONS e as sinalizações econômicas do modelo operativo oficial, por exemplo o acionamento de térmicas com CVU de 600 R$/MWh quando o custo marginal de operação (CMO) era zero.
Nesta seção tratamos de: (1) a agenda regulatória da Aneel; (2) empecilhos à atuação da Aneel; (3) transmissão preocupa em duas frentes; (4) (finalmente) a decisão sobre indenização por ativos de transmissão pré-2000; (5) de novo a revisão das garantias físicas das pequenas usinas hidroelétricas; (6) revogação de autorizações da Bertin; (7) mais uma alteração nas diretrizes do leilão A-5 de 2016; e (8) mais uma audiência pública sobre as sobras de energia das distribuidoras.
O tema desta edição é a triste situação das populações indígenas na Amazônia.
Nesta edição fazemos algumas reflexões sobre a COP 21, eventos extremos e conflitos de uso da água.
Nesta edição analisamos os resultados do primeiro leilão de geração do México e as delicadas situações de suprimento da Colômbia e da Argentina.
Esta edição apresenta o balanço atualizado de demanda e oferta estrutural de energia para os próximos anos, incluindo nosso tradicional atrasômetro.