OPINIÃO

O anúncio da adoção da SAR a partir de 2018 marca a quinta mudança de metodologia de aversão ao risco. Nesta seção Opinião, procuramos mostrar que: (i) a base conceitual destas metodologias é relativamente simples, e todas têm o mesmo objetivo, que é atingir um determinado grau de segurança operativa; (ii) por outro lado, as metodologias são bem diferentes em termos de aplicabilidade, esforço computacional, número de parâmetros etc.

REGULATÓRIO

Nesta seção fazemos uma primeira avaliação de cada emenda da MP 735 aprovada pela Câmara.

RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE

O tema desta edição é o imbróglio da linha de transmissão Manaus-Boa Vista.

INTERNACIONAL

Nesta edição, analisamos a quebra do monopólio da CFE, empresa elétrica estatal do México, após a reforma do setor elétrico do país; e os desafios da África para a renovação de sua matriz energética.

SUPRIMENTO

Esta edição apresenta o balanço atualizado de demanda e oferta estrutural de energia para os próximos anos, incluindo nosso tradicional atrasômetro.

Baixar


OPINIÃO

Nesta edição analisamos em detalhe como seria a contratação somente de lastro por licitação e, em particular, qual seria o efeito da mesma na financiabilidade dos projetos.

REGULATÓRIO ESPECIAL

Analisamos nesta seção a evolução histórica da CCC, a atuação da ANEEL no combate às ineficiências, em especial da concessionária do estado do Amazonas, e quais as perspectivas para a redução da CCC considerando a integração energética de importantes sistemas isolados dos últimos anos.

REGULATÓRIO

Os temas desta seção são: (1) ainda a questão das sobras das distribuidoras; (2) e o leilão foi adiado de novo.

RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE

Nesta seção analisamos as dificuldades para obtenção da Licença Prévia (LP), Licença de Instalação (LI) e Licença de Operação (LO) dos empreendimentos.

SUPRIMENTO

Esta edição apresenta o balanço atualizado de demanda e oferta estrutural de energia para os próximos anos, incluindo nosso tradicional atrasômetro.

Baixar


OPINIÃO

Nesta, e nas próximas, edições do ER discutiremos possíveis ajustes no modelo setorial. Nesta edição, analisaremos o tema de capacidade firme e segurança de suprimento. Os temas seguintes serão: (i) formação de preços e impacto dos mecanismos de aversão ao risco nos geradores hidrelétricos; (ii) participação do mercado livre na expansão da oferta; e (iii) adequação da atividade de distribuição à inserção da geração distribuída e resposta da demanda.

REGULATÓRIO

Nesta seção analisamos: (1) horário de verão 2015/16; (2) proposta de MCSD de energia nova; (3) leilão de concessões de usinas hidroelétricas; (4) por que os leilões sempre são adiados; e (5) instalações de distribuição para os Jogos Olímpicos.

RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE

Os temas desta edição são: a estiagem do Paraíba do Sul, qualidade da água e segurança hídrica do Rio de Janeiro para os Jogos Olímpicos.

SUPRIMENTO

Esta edição apresenta o balanço atualizado de demanda e oferta estrutural de energia para os próximos anos, incluindo nosso tradicional atrasômetro.

Baixar


OPINIÃO

Este editorial analisa o impacto de um maior detalhamento espacial e temporal dos sinais econômicos (tarifa por uso da rede de transmissão e preços de energia) para consumidores, geradores e planejadores. O benefício potencial destes sinais mais detalhados se deve à penetração da geração renovável (biomassa, eólica e solar) na média tensão e ainda deve aumentar com a entrada de geração distribuída (solar, células de combustível etc.) e a resposta da demanda na baixa tensão.

REGULATÓRIO

Nesta seção tratamos de: (1) “bandeirômetro” tarifário; (2) proposta para o 4º Ciclo de Revisão Tarifária da CPFL Piratininga; (3) AP sobre serviços ancilares; (4) AP sobre transferência de Demais Instalações de Transmissão a distribuidoras; e (5) Leilão A-3: requisitos para conexão de eólicas à rede.

AMBIENTAL

O tema desta seção é a importância econômica e social da criação de peixes para consumo (aquicultura) em reservatórios.

SUPRIMENTO

Esta edição apresenta o balanço estrutural de energia, uma análise dos atrasos dos projetos de geração e nosso tradicional “Atrasômetro”.

Baixar


OPINIÃO

Esta seção analisa os benefícios de simulações probabilísticas detalhadas (intervalos horários, rede de transmissão completa e cenários conjuntos de vazões, produção renovável, falhas de equipamentos e variação da demanda) para o cálculo da confiabilidade de suprimento, análise de impactos regulatórios e planejamento da inserção de fontes renováveis.

REGULATÓRIO

Nesta seção comentamos: (1) ações do MP contra outorga de direitos de uso de recursos hídricos pela ANA (escrito por Jerson Kelman, ex-diretor geral da ANA e ANEEL); (2) novos valores de piso e teto do PLD; e (3) audiência pública sobre alterações em antigos CCEARs por disponibilidade.

AMBIENTAL

Nesta seção comentamos sobre a falta de planejamento coordenado nas diversas esferas governamentais e seus desdobramentos, como no caso do projeto de mineração na Volta Grande do rio Xingu, impactada pela UHE Belo Monte.

JURÍDICO

Nesta seção a advocacia Waltenberg analisa a aplicação das bandeiras tarifárias a partir de 2015.

SUPRIMENTO

Esta seção apresenta: (i) balanço estrutural de energia; (ii) atrasos na construção de nova oferta para o horizonte 2014-2018; e (iii) atrasômetro - acompanhamento do histórico de atrasos.

Baixar


OPINIÃO

Nesta edição procuramos esclarecer, da maneira mais quantitativa e factual possível, uma série de questões levantadas pela imprensa e agentes quanto à segurança de suprimento do sistema elétrico. Para isso, analisamos diversos indicadores: (i) risco de ser decretado um racionamento de energia; (ii) custo marginal de operação maior do que o custo econômico de corte de suprimento; e (iii) blecautes causados por falhas na rede de transmissão e pelos problemas recentes de reserva girante de geração.

REGULATÓRIO

Esta seção aborda os seguintes temas: (i) penalidades para usinas com atraso; (ii) alteração de cláusulas de penalidades em CCEARs; (iii) certificação de programas computacionais da CCEE - e o que ela mostra sobre as regras; (iv) adiamento das alterações na contratação no ACL; (v) CDE provisória; (vi) diretrizes para o leilão A-3 de 2014; e (vii) a crise atual em edições passadas do ER.

JURÍDICO

Esta seção faz uma análise histórica e jurídica de situações que culminaram em pleitos de reequilíbrio econômico-financeiro de contratos de comercialização de energia elétrica.

AMBIENTAL

Os tópicos desta seção são: (i) impactos ambientais resultantes da operação de PCHS; (ii) (mais uma) análise equivocada sobre as emissões do setor elétrico; e (iii) a licitação da usina de Três Irmãos.

SUPRIMENTO

Esta seção apresenta um panorama atualizado do suprimento de energia elétrica no Brasil através dos balanços estruturais de energia (com e sem fatores de fricção) e de ponta desenvolvidos pela PSR.

Baixar


OPINIÃO

Nesta edição analisamos as razões para o rápido esvaziamento dos reservatórios no São Francisco. Em particular, mostram-se fortes indícios de que houve uma redução estrutural nas vazões da região, e que a operação excessivamente restritiva no que diz respeito à defluência mínima também tem um papel importante. A PSR sugere que seria possível chegar a uma situação ganha-ganha, com maior flexibilidade na operação para atender às necessidades dos usos múltiplos do rio.

REGULATÓRIO

Esta seção aborda os seguintes temas: (1) leilão A-3 e atendimento à demanda; (2) regras de comercialização para 2014; e (3) ampliações em usinas sob o regime de cotas.

JURÍDICO

À luz de eventos recentes com grande impacto potencial para o setor, associados ao abuso do direito de greve e atos de vandalismo, esta seção traz uma análise do tratamento jurídico de excludentes de responsabilidade no setor elétrico e seu papel fundamental em limitar os riscos ao empreendedor.

AMBIENTAL

O tema deste mês é a preocupação recorrente com o atraso nas obras da usina de Belo Monte. A PSR identifica um atraso mais acentuado nas obras sócio-ambientais exigidas pelo licenciamento ambiental, e faz uma análise das principais causas e consequências desta dificuldade.

SUPRIMENTO

Esta seção apresenta um panorama atualizado do suprimento de energia elétrica no Brasil através dos balanços estruturais de energia (com e sem fatores de fricção) e de ponta desenvolvidos pela PSR.

Baixar


Publicado eletronicamente desde 2006, o Energy Report é um boletim mensal desenvolvido pela PSR cujo principal objetivo é apresentar uma análise detalhada e atual de temas regulatórios, jurídicos, recursos hídricos e meio ambiente e de suprimento do setor de energia elétrica do Brasil.