Neste editorial a PSR atualiza as análises de risco de suprimento realizadas nas duas edições anteriores do Energy Report e compara com as divulgadas nas Notas Técnicas recentes do ONS em termos de metodologia, premissas e conclusões.
Nesta seção, comentamos sobre a portaria do MME com as diretrizes para o Leilão de Reserva de Capacidade e outros temas relevantes que tiveram movimentação no mês.
A seção internacional deste mês aborda o competitivo leilão de energia do Chile, que recebeu oferta para a contratação de energia a longo-prazo por até US$ 13/MWh.
Nesta seção analisamos o impacto das mudanças climáticas no chamado nexo água, alimentos e energia, que passou a ser um tema de destaque na mídia e entidades governamentais, e apresentamos algumas das tecnologias utilizadas para estas análises.
Neste editorial analisamos a recente (e corrente) crise de energia no Texas, causada por um evento climático extremo, seguido por choques na oferta (pela indisponibilidade de geração) e na demanda (pela necessidade de aquecimento das casas), e as lições que podem ser tiradas para o Brasil.
Nesta seção, comentamos sobre (i) a Medida Provisória nº 998 relativa ao setor elétrico que foi aprovada; (ii) a nova Medida Provisória para privatizar a Eletrobrás; e (iii) o plano dos 70 bilhões de redução das tarifas.
Nesta seção, comentamos sobre os estudos de “Net Zero Emissions” dos EUA, que mostram o que precisa ser feito para que o país neutralize as emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050.
Nesta edição, discorremos sobre o projeto de lei recentemente encaminhado pelo presidente do México ao Congresso, com propostas que caracterizam uma contrarreforma para o setor elétrico do país.
Nesta seção, discutimos os desafios do combate aos desastres climáticos e sobre o projeto Digital Twin of Earth, uma iniciativa da União Europeia que surgiu da necessidade de melhorar o conhecimento do processo de circulação atmosférica para criar soluções que ajudem a controlar a temperatura do planeta.
Apresenta o balanço atualizado de demanda e oferta estrutural de energia para os próximos anos e o nosso tradicional atrasômetro.
Neste primeiro editorial de 2021, a PSR analisa a agenda do setor de energia para 2021.
Nesta seção comentamos sobre os limites dos preços de curto-prazo e sobre outros temas relevantes que tiveram movimentação no mês.
Nesta seção comentamos sobre o prêmio de US$100 milhões anunciado por Elon Musk para incentivar a inovação em tecnologias de Captura de Carbono.
Nesta seção discutimos a impressionante alta nos preços do GNL internacional, que atingiu níveis históricos, e suas repercussões nos setores elétricos de países asiáticos.
Na seção de inovação deste mês comentamos sobre uma nova tecnologia que permite medir a inércia de um sistema em tempo real permitindo viabilizar uma maior inserção de fontes renováveis.
Apresenta o balanço atualizado de demanda e oferta estrutural de energia para os próximos anos e o nosso tradicional atrasômetro.
Neste editorial, buscamos identificar as razões para a rápida mudança nas condições de suprimento do sistema elétrico brasileiro, que depois de atingir 60% do armazenamento máximo em maio e junho, os níveis caíram 30 p.p. em quatro meses em um ambiente de sobra estrutural de energia.
Nesta seção discutimos a volta das bandeiras tarifárias em dezembro, que haviam sido suspendidas até o final de 2020, e comentamos sobre outros temas relevantes que tiveram movimentação no mês.
Nesta seção, comentamos sobre a Great Ethiopian Renaissance Dam (GERD), maior hidrelétrica da África com 6.45 GW de capacidade instalada, cujo reservatório começou a encher, o que pode trazer insegurança para o Egito, mas por outro lado pode propiciar benefícios interessantes ao país.
Na seção internacional deste mês discutimos o processo de liberalização do mercado elétrico do Vietnã, que entrou na sua terceira fase de implementação, e fazemos um paralelo com o mercado elétrico brasileiro de quais lições podem ser tiradas.
Nesta seção comentamos sobre os desafios no desenvolvimento de baterias híbridas, que combinam capacitores e baterias de Li-Ion, tecnologias que funcionam de formas diferentes, mas que podem produzir uma “super bateria” se combinadas.
Apresenta o balanço atualizado de demanda e oferta estrutural de energia para os próximos anos e o nosso tradicional atrasômetro.
O objetivo deste editorial é apresentar uma visão geral dos principais impactos do Covid-19 no setor elétrico brasileiro e discutir princípios gerais para o setor endereçar este desafio.
Nesta seção, discutimos as novas medidas aprovadas pela ANEEL em função da pandemia do Covid-19 e outros temas relevantes que tiveram movimentação no mês.
Esta seção apresenta uma análise dos mecanismos de mercado e tecnológicos para redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) em combate à mudança climática.
Nesta seção, analisamos os impactos da crise socioeconômica causada pelo coronavírus nos mercados elétricos globais, em especial no comportamento da demanda e nos preços de eletricidade.
Nesta seção, discutimos a adaptação inovadora de tecnologias para enfrentar a crise do Covid-19, exemplificada pela medida de temperatura.
Apresenta o balanço atualizado de demanda e oferta estrutural de energia para os próximos anos e o nosso tradicional atrasômetro.
CNPE publica resolução definindo os novos critérios de garantia de suprimento para SIN. Ou não?
Critérios operativos para redução ou limitação de geração.
BlackRock comunica que as mudanças climáticas serão centrais na alocação de recursos da empresa.
Estatal mexicana CFE envia lista de 80 pedidos ao regulador.
Processamento de imagens de sensoriamento remoto para reconstituir volume útil de reservatório.
Balanço atualizado de demanda e oferta estrutural de energia para os próximos anos e atrasômetro.